O que significa ser polissexual?
Publicado:
25-10-2022 11:50:01
Categorias:
Produtos
Alguém que é polissexual sente atração sexual por pessoas de vários géneros. A definição de polissexualidade se sobrepõe à omnissexualidade, bissexualidade e pansexualidade. Algumas pessoas consideram a polissexualidade um termo abrangente que engloba outras identidades queer.
Como a polissexualidade se relaciona com outras sexualidades?
Podes estar curioso para saber se há uma diferença entre ser polissexual e ser omnissexual, bissexual ou pansexual. Vamos a isto:
Polissexual vs. pansexual
Enquanto o prefixo “poli-” significa “muitos”, o prefixo “pan-” significa “todos”. Ser atraído por muitos géneros não significa necessariamente que és atraído por todos os géneros. Por exemplo, podes sentir-te atraído por mulheres e homens, mas não por pessoas não-binárias. Podes sentir-te atraído por mulheres e pessoas não-binárias, mas não por homens.
Pessoas pansexuais, no entanto, são atraídas por pessoas de todos os géneros. Muitas pessoas pansexuais dizem que o género não influencia se elas são atraídas por alguém ou não. Então, enquanto as pessoas pansexuais tecnicamente enquadram-se no guarda-chuva de polissexuais – porque elas são realmente atraídas por pessoas de vários gêneros – nem todas as pessoas polissexuais são pansexuais.
Polissexual vs. omnissexual
A palavra omnissexual é semelhante a pansexual. O prefixo “omni-” refere-se ao fato de que pessoas omnissexuais serem atraídas por pessoas de todos os géneros. Algumas pessoas preferem a palavra “pansexual” à palavra “omnissexual” e vice-versa, enquanto outras se referem a si mesmas usando os dois termos. Alguém pode identificar-se com omnissexual e polissexual ao mesmo tempo.
Polissexual vs. bissexual
A definição de polissexual é semelhante à definição de bissexual. Muitas pessoas acreditam que “bissexual” significa que só te sentes atraído por dois gêneros – mas, por muitas décadas, a comunidade bissexual descreveu a orientação como uma atração por dois ou mais géneros. O Manifesto Bissexual, que foi publicado pela primeira vez no ano de 1990, apontou que pessoas bissexuais podem ser atraídas por mais de dois gêneros: Funcionalmente, “dois ou mais” significa “múltiplos” géneros.
Em outras palavras, polissexual pode significar a mesma coisa que bissexual. No entanto, as pessoas podem querer optar por um rótulo sobre o outro por suas próprias razões pessoais. Bissexualidade e polissexualidade também podem ser vistas como termos abrangentes que incluem pansexualidade e omnissexualidade. Alguém pode se identificar como bissexual e polissexual ao mesmo tempo.
Polissexualidade é a mesma coisa que poliamor?
Não! A polissexualidade é sobre por quem te sentes atraído, enquanto o poliamor é sobre como estruturas os teus relacionamentos românticos. O poliamor é um tipo de não-monogamia consensual. No poliamor, as pessoas têm (ou estão abertas a ter) relacionamentos íntimos com várias pessoas, com o consentimento de todos os envolvidos.
Como é ser polissexual na prática?
Na prática, ser polissexual pode parecer muito com ser bissexual ou pansexual. Não precisas de ter ou ter tido relacionamentos com pessoas de vários géneros para saberes que és polissexual. Não é sobre teu histórico sexual – é sobre por quem te sentes atraído.
O que significa ser polissexual para namoro ou relacionamentos?
Ser polissexual não necessariamente comprometerá teu relacionamento – a menos que teu parceiro não aceite tua orientação sexual. Uma pessoa polissexual pode ser feliz em relacionamentos monogâmicos. Isto não precisa mudar quando eles “saírem”, a menos que eles queiram que mude.
Lembre-se de que namorar alguém do sexo “oposto” não o torna heterossexual. Uma mulher pode namorar outra mulher e ser polissexual; uma mulher pode namorar um homem e ser polissexual. Não é sobre quem estás a namorar, mas por quem te sentes atraído.
No entanto, alguns desafios podem surgir. Se és polissexual e estás em um relacionamento monogamico, outros podem assumir que és gay ou heterossexual. Eles podem não ver tua polissexualidade como válida ou real. Estas suposições podem ser prejudiciais.
Como sabes qual termo se encaixa em tua experiência?
Não há teste para descobrir se és polissexual. Se a definição parece se aplicar à tua experiência, podes usar o termo para te descrever! Sempre podes experimentar diferentes rótulos e ver qual deles se encaixa melhor. Faça um diário sobre isto, pense sobre isto, converse com amigos – permita-se explorar o que significa ser polissexual e se o termo se aplica a ti.
E se isto mudar?
Não há problema em mudar a forma como te identificas. Numa latura da tua vida, podes achar que “bissexual” combina contigo. Com o tempo, podes preferir o termo “polissexual” ou “pansexual”. Não há nada de errado em mudar o termo com o qual te identificas.
Também podes descobrir que tua atração muda com o tempo. Algumas pessoas podem demorar um pouco para perceber por quem são atraídas. Outros podem achar que sua atração por certos gêneros desaparece com o tempo. Embora não possas mudar conscientemente tua orientação, podes descobrir que teus sentimentos mudam espontaneamente.
Como podes ajudar outros a entender a polissexualidade?
Embora não devas sentir-te pressionado em te assumires, talvez queiras compartilhar a tua orientação com pessoas próximas. Muitas pessoas não estão familiarizadas com o termo “polissexual”. Para ajudá-los a entender, podes enviar um artigo educacional (como este!) Explica o que isto significa para ti. Não deves sentir-te obrigado a falar sobre tuas experiências românticas e/ou sexuais (mas podes, se quiseres).
Define limites sobre o que gostavas e não gostavas de falar. Deixa-os saber se precisas que eles te apoiem de uma maneira específica (por exemplo, estando lá quando te assumires para os outros ou ouvir-te quando precisares falar).
Como podes apoiar as pessoas polissexuais na tua vida?
Muitas pessoas acreditam que pessoas polissexuais não existem. Como podes imaginar, isto pode ser prejudicial para pessoas polissexuais. Algumas pessoas podem até ser recebidas com descrença e comentários desdenhosos de outras pessoas LGBTQIA+. Escolher tuas palavras com cuidado e evitar estereótipos pode ajudar a evitar isso. Aqui estão algumas dicas para apoiar pessoas polissexuais:
- Evita fazer perguntas duvidosas como “Tens certeza?” e "Mas como sabes?" pois isso pode implicar que eles estão confusos ou incorretos.
- Não presumas que a orientação sexual de alguém é baseada no sexo da pessoa com quem está a namorar ou casado. Lembra-te de que alguém num relacionamento aparentemente “heterossexual” pode ser polissexual, queer, bissexual, pansexual ou qualquer outra coisa.
- Evita fazer perguntas de sondagem sobre as experiências sexuais, a menos que expressem interesse em falar sobre isso.
- Dá-lhes espaço para falar sobre as suas paixões/relacionamentos/experiências sem questioná-los sobre a sexualidade.
- Não os divulgues para as pessoas – isto é, não diga a outras pessoas que elas são polissexuais, a menos que tenhas permissão para fazê-lo.
- Usa uma linguagem inclusiva. Não use “gay” como um termo genérico para se referir a todas as pessoas LGBTIQA+.